Resenhas

Resenha: Cosmópolis – Don Delillo

Livro: Cosmópolis
Nome Original: Cosmopolis
Autor(a):Don Delillo
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 8535903763
Páginas: 197
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços

 

Aos 28 anos, o empresário Eric Michael Packer fez fortuna com a especulação nas bolsas de valores de todo o mundo. Num certo dia do ano 2000, ele acorda e contempla a cidade de seu triplex no prédio residencial mais alto do mundo, em Nova York. Decide cortar o cabelo. O presidente da República está na cidade, os mercados estão nervosos, um protesto antiglobalização toma conta de Times Square e o trânsito está abarrotado. Acompanhado do motorista e de seguranças, Eric demora o dia inteiro para percorrer dez quarteirões de Manhattan em sua limusine equipada com bar, banheiro, monitores conectados à internet e câmaras de vídeo. Eric especula contra o iene, cuja cotação, segundo seus cálculos, deve começar a cair a qualquer momento. A moeda japonesa, porém, sobe sem parar. Durante a viagem, Eric encontra várias vezes por acaso a mulher com quem se casara poucos dias antes, a também milionária Elise. A relação deteriora a cada encontro, pois ela percebe que ele a trai sucessivas vezes ao longo do caminho. No decorrer do dia, as certezas e os valores de Eric se mostram vazios e sua vida entra em colapso. O empresário perde mais e mais dinheiro – e também toda a fortuna de Elise -, até que o sistema financeiro global é arrastado para uma grave crise. A história revela mais do que a falta de sentido de uma existência individual: ela aponta para o caráter perigosamente ilusório das bases que sustentam o mundo contemporâneo.

Don Delillo me ganhou desde as primeiras linhas deste livro! Decidi que sou fã nº 1 e de carteirinha dele ao terminar de  ler Cosmópolis! Este livro nos conta um dia na vida de um jovem especulador financeiro Eric Michel Packer, que resolve sair em uma manhã de Abril do ano 2000 para cortar o cabelo. Pra isso,  ele tem que atravessar a cidade de Manhattan e passa o dia inteiro dentro de sua limusine.

Eric é um jovem que acumula uma incrível fortuna fruto de seu trabalho como especulador financeiro, apesar de recém casado com a jovem Elise Shifrin também muito rica e poetisa, eles não tem uma vida conjugal muito admirável o que não agradada muito a Eric que, durante o seu trajeto pela cidade, dentro da limusine tem encontros extra conjugais.

Muitas coisas estão acontecendo na cidade neste dia, a visita do Presidente da República, uma manifestação anitiglobalização, o enterro/show de um astro da música e uma forte eminência de um atentado contra o próprio Eric, o que faz com que um simples trajeto de 10 quarteirões dure o dia inteiro!

“Mas era a ameaça da morte ao cair da noite que he falava de modo mais decisivo sobre algum princípio do destino que ele sempre soubera que um dia haveria de se esclarecer.
Agora ele podia dar início à atividade de viver.” (pág. 106)

Todo o dia do jovem empresário é relatado em terceira pessoa e de uma forma incrível pelo autor. A personalidade do personagem é de dar nojo se visto de tão perto como o autor nos mostrou, e interessante se visto  mais de longe. Um homem forte, sedutor, atraente, bonito, apreciador das artes, rico! Uma pena ser tão canalha!

Reuniões de negócios, atendimento médico para um exame de próstata, encontros amorosos, tudo isso acontece de dentro da limusine de onde Eric também controla todo o seu grande empreendimento e vê a sua derrocada financeira acontecendo diante dos seus olhos, nas telas de seus computadores e o mais incrível é ao invés de fazer alguma coisa para reverter a situação, ele apenas observa. Como consta na orelha do livro: “… Cosmópolis é uma alegoria dos tempos modernos!”

O livro é incrível, muitas coisas acontecem durante este dia e a forma como o autor nos conta a história do jovem Eric Michael é incrivelmente envolvente, eu só larguei o livro quando terminei a última página. A diagramação do livro é simples, a capa é linda e  tem tudo a ver com a história! Super indico Cosmópolis, mas esteja preparado para amar e odiar o Eric Michael Packer!

Beijos♥♥♥

5 comentários sobre “Resenha: Cosmópolis – Don Delillo

  • Esse livro não me atraiu, não é muito meu estilo… =(
    Mas a resenha tá muito boa, a Renatinha manda bem!

    Beijinho

    Resposta
  • Oi Rê,
    Eu também amei esse livro, embora ele seja completamente maluco! hehehe
    O Eric é um personagem perturbado e adorei a crítica social por trás da história!
    Beijos
    Camis

    Resposta
  • não gostei muito , não me senti atraida a ler mas a resenha esta boa

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.