Resenhas

Resenha: Os Bons Segredos, por Sarah Dessen

OS_BONS_SEGREDOS_1434580304422742SK1434580304B Nome do livro: Os Bons Segredos
Nome Original:
Saint Anything
Autor(a):
Sarah Dessen
Tradução:
Cristian Clemente
Editora:
Seguinte
ISBN:
9788565765763
Ano:
2015
Páginas:
408
Nota:
5/5
Onde Comprar:
Compare Preços

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Os Bons Segredos da autora Sarah Dessen, é o livro de estreia no Brasil nas mãos da editora Seguinte. Para quem ainda não conhece, a autora é muito conhecida em nossas terras pelos seus outros livros já publicados pelos assuntos certeiros e reflexivos abordado em seus textos. A promessa desse seu mais novo livro é uma mensagem de transformação contemporânea para marcar seus dias.

Sydney é uma garota inteligente, muito engraçada e meio que invisível aos seus olhos.Peyton ao contrário, é seu irmão mais velho, simpático, carismático e o principal cuidado de sua família. Ele precisa de olhares maiores, pelos problemas com drogas, direção perigosa, furtos e outros problemas sempre foi punido pelos seus pais. Até que em uma noite, envolvido em um acidente bêbado, acaba deixando um garoto de 15 anos paraplégico indo direto para a prisão pelo erro cometido.

Seus pais sempre acreditavam que seriam casos de adolescente mesmo. Não passaria por problemas maiores. Mas o resultado foi maior do que esperado. Odiado pela sua irmã Sydney pelo erro cometido, ainda pelos seus pais acharam que ele foi vítima não o responsável, a garota acaba revoltando com essa atitude. Ela sabe que o garoto David Ibarra, a verdadeira vítima não terá novas chances de andar e deixa o clima insuportável em todos os ambientes. Com a mudança de escola, acaba conhecendo a família Chatham.

Novas amizades começam a surgir, Layla Chatham, entusiasmada e alegre, faz com que os novos dias de Sydney mudem completamente. Uma das apostas também é o irmão de Layla, Mac que farão a nossa protagonista questionar sobre o seu lugar no mundo. Em meios a indas e vindas, o primeiro amor, rumos que deve tomar sem tantos erros e preso a família.

Sarah Dessen é uma autora que me cativou lendo o seu primeiro livro. Nunca havia lido outro livro publicado pela autora e me surpreendi pela capacidade de reflexão que expõe ao seu leitor. Os questionamentos de vida faz com que peguemos para nós mesmos e mudemos o nosso dia a dia. A personagem principal vai amadurecendo aos poucos, não deixando cair sua qualidade de vida em nenhum momento. Os personagens secundários também são desenvolvidos aos poucos, tudo fechando na medida certa. Um dos casos que me deparei, foi a situação dos pais, quando esquece do outro filho e propicia somente olhares para um deles. Deixando o outro muito frustrado e até podendo trazer consequências maiores.

A edição da editora Seguinte ficou muito bem construída, a capa muito bem chamativa e a tradução não apresentaram erros de concordância e português. As folhas amarelas ajudam muito para compreensão de uma leitura noturna.

Se você procura um livro sobre amizade, família, tragédia entre outros quesitos você deve correr para uma livraria mais próxima e procurar pelo livro. Aconselho muito em presentear um amigo. Leia!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.