Resenhas

Resenha: Escola Noturna, por C. J. Daugherty

ESCOLA_NOTURNA_1424881222381584SK1424881222BNome do livro: Escola Noturna
Nome Original: Night School
Trilogia: Escola Noturna #01
Autor(a): C. J. Daugherty
Tradução: Rita Sussekind
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581051970
Páginas: 336
Ano: 2015
Nota: 5/5 + bônus ++
Onde Comprar: Compare preços

Quando todos estão mentindo, em quem você confia? Quando a adolescente problemática Allie Sheridan vai presa de novo, seus pais decidem que já estão fartos. Assim, ela é despachada para a Academia Cimmeria, um colégio interno bem distante dos seus amigos londrinos. A academia é uma bela construção, cheia de adolescentes lindos e milionários do tipo que viaja de jatinho, foi criado pela babá e só faz compras nos endereços mais exclusivos.Em Escola Noturna, primeiro volume de uma trilogia, Allie faz novas amizades e conhece Carter, um rapaz solitário com quem ela sente uma conexão imediata.Só que seus colegas, e talvez até alguns dos professores, estão protegendo um segredo sombrio. Quando o perigo começa a rondar os muros da escola e a violência se torna realidade, Allie terá que decidir em quem confiar, se quiser descobrir o que está acontecendo.

Incrível! Em uma única palavra descreveria todo o livro. Nunca me senti tão preso em um livro como fiquei por esse. O enredo, sua ambientação e principalmente os seus personagens bem construídos reforçam todo o conteúdo da obra. Para os adeptos, o livro foi lançado com a capa original em 2014 (clique aqui), mudando para uniformizar com o recém lançamento de seu segundo volume.

No enredo, iremos conhecer Allie Sheridan, uma adolescente de dezesseis anos meio rebelde que desde o desaparecimento ou morte de seu irmão Christopher começou a aprontar no próprio colégio, se envolver com bebidas e confusões. A única alternativa, depois de ser expulsa de várias vezes, foram os pais enviá-la para um colégio interno como a Academia Cimmeria. O local de início para a garota serviria para criar bons modos e ficar longe de confusões. Como qualquer local novo ela recebe uma rejeição dos novos colegas, sendo recebida muito bem pela diretora – Isabelle. Allie acaba fazendo amizade com uma garota meio problemática, Jo, que acaba mostrando-a todo o colégio e entendendo suas próprias regras. Fora isso, ela bem no início acaba levando uma suspensão por chegar atrasada nas aulas e fica conhecendo um garoto misterioso, francês e que muitas meninas nutrem querer ficar com ele, Sylvain.

Nossa protagonista não deu outra, acaba iniciando um namoro com o cara, em descontento de um outro colega, de início meio misterioso, Carter West. Até que na festa de verão do colégio, um misterioso assassinato e uma repulsão do próprio garoto tentando agarrá-la de qualquer jeito lhe comparando com outras meninas, faz com que esse namoro termine no meio do caos que ronda Cimmeria. Allie acaba não entendendo nada, somente tentando nutrir os avisos de Carter que acabamos conhecendo profundamente, como sua história e perda dos pais, bem como o mistério envolvendo a Escola Noturna, uma espécie de clã para algumas pessoas que possuem um legado bem forte de família, treinadas de uma forma diferenciada, aprendendo processo de defesa e proteção ao colégio. Essas pessoas são muito bem sucedidas e fortes fora da escola, conseguindo um futuro promissor.

Como um romance não poderia faltar, Carter West acaba se apaixonando e interessando por Allie, e logo depois dela quase morrer, eles se entregam há um romance e tornam namorados. Para descontento de Sylvain que aos poucos vai sofrendo com a perda. O colégio ainda sofre com a morte de um dos alunos, ataques de Jo e apresentação de outros alunos como a patricinha Katie, inventando mentiras sobre Allie, fazendo com que todos do colégio a rejeite. Conhecemos Gabe, misterioso e traiçoeiro, Lucas, Rachel e outros personagens responsáveis por guiar toda a trama.

C.J. Daugherty conduz a trama muito bem, narrando em terceira pessoa, nada fica com pontas soltas e logo não conseguimos retirar os olhos do livro. Os mistérios de Cimmeria são fortes, o aprofundamento da Escola Noturna é uma das pontes necessárias da obra bem como a abertura de um novo inimigo ligando ao passado e alguns de seus professores como aos pais   ( passado de Allie). E se você perguntou sobre Christopher, calme! Será que realmente ele morreu ou se encontra vivo? A autora acaba com seu leitor nos momentos finais quando as respostas despencam aos nossos olhos.

Eu mesmo fiquei muito curioso com o próximo semestre das aulas e quais perigos nossa protagonista vai enfrentar. Bem como o rumo que a autora pretende levar a trama. Outro ponto necessário é a forma fria que o inimigo trata em alguns diálogos e o incêndio no colégio para mostrar que Cimmeria não possui nada de seguro e que os avisos dele de tomar o poder e se envolver (segredos que estou corroendo) ao colégio. A ambientação foi outro ponto essencial, ficava imaginando o tamanho do colégio e a dimensão da localidade dos personagens.

A editora Suma de Letras acertou em cheio em trazer a série composta por seis volumes, lançados já no exterior cinco até o momento, como: Night School (Escola Noturna, vol. 1); Night School Legacy (Escola Noturna – O Legado), lançado agora no Brasil; Night School Fracture; Night School Resistance, e o sexto ainda sem nome pela autora. A tradução ficou por conta de Rita Sussekind, conhecedora das palavras e exposta em muitos livros de sucesso. A nova capa para compor o segundo volume ficou sensacional.

Indico muito a leitura! Torço para que este ano a editora traga o terceiro volume no segundo semestre. Você leitor não sabe o que estará perdendo se deixar escapar. Leia!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.