Resenhas

Resenha: Gata Branca, por Holly Black

gatabranca

Nome do livro: Gata Branca
Nome do Original: White Cat
Trilogia: Mestres da Maldição
Autor(a): Holly Black
Tradutor(a): Regiane Winarski
Editora: Rocco Jovens Leitores
ISBN: 9788579801280
Ano: 2012
Paginas: 360
Nota: 3/5
Onde comprar: Compare preços

 

Cassel vem de uma família de mestres da maldição – pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Mas fazer isso é ilegal, o que significa que todos eles são criminosos. Exceto Cassel. Ele não tem o toque mágico, está de fora: é o único filho normal em uma família paranormal. O único detalhe é que matou sua melhor amiga.

Tentando fugir de seu terrível passado, Cassel faz de tudo para ser como os outros garotos. Uma noite, porém, tudo vai por água abaixo: depois de sonhar repetidas vezes com uma estranha gata branca, um ataque de sonambulismo o põe em perigo e ele começa a achar que seus irmãos estão escondendo mais do que alguns segredos.
Desconfiado de que não passa de uma pequena peça de um grande golpe, Cassel começa então a fazer uma busca em seu passado e em suas memórias, que parecem lhe fugir. Para desvendar os mistérios de sua vida, ele vai precisar armar um verdadeiro golpe de mestre.

 

O primeiro livro da trilogia Mestres da Maldição da autora Holly Black nos introduz ao mundo onde vivem esses mestres que amaldiçoam os outros ao toque das mãos e por isso devem usar luvas. Cassel Sharpe, um jovem de 17 anos filho de uma tradicional família de mestres, é o único da família que não nasceu com a maldição. No início do livro, Cassel tem um ataque de sonambulismo e acorda na beirada do prédio de sua escola. Ele é mandado para casa depois de sua “tentativa de suicídio” e começa a ter sonhos com uma gata branca e com sua amiga Lila, que ele matou quando tinha 14 anos.

A trama do livro é boa. A história dos Mestres da Maldição com seus mafiosos, políticos, ativistas e leis, aguça a curiosidade, mas a autora peca neste ponto: ela não entra em detalhes, e esse mundo acaba ficando muito vago na leitura. A parte dos mafiosos ela é até importante para a trama, mas a autora comenta sobre leis contra esses Mestres, mas fica muito vago, e principalmente senti falta de personagens que não são Mestres, o que dá a entender que neste mundo são todos Mestres da Maldição. Outro problema da trama é que certos segredos que o protagonista estava tentando descobrir, ficam óbvios para o leitor. Quando resumi a história para uma amiga, ela desvendou alguns dos segredos sem nem chegar a ter lido o livro.

Cassel não é um protagonista convencional e pelo trecho a seguir você vê que ele não é um personagem carismático como outros:

 

“Não sou bom de ter amigos. Na verdade, sei ser útil para as pessoas, consigo fazer parte do grupo. Recebo convites para festas e posso sentar à mesa que quiser no refeitório.

Mas confiar de verdade em alguém quando essas pessoas não tem nada a ganhar de mim simplesmente não faz sentido.

Todas as amizades são negociações de poder.” (p.110)

 

Cassel é especialista em aplicar golpes e ele inclusive controla as apostas na escola. É um personagem muito forte e por isso os personagens secundários ficam apagados, principalmente o seu relacionamento com os irmãos, que pareceu muito vago mesmo eles sendo importantes para a trama. Já Lila, a amiga que ele matou, se mostra uma menina metida, fútil, mandona e até certo ponto, vingativa. A sua mãe, pouco se fala dela neste livro. A autora caprichou no protagonista e espero que nos próximos livros ela se aprofunde mais no mundo destes Mestres da Maldição e dos seus personagens secundários.

A capa do livro é bem chamativa, um rapaz bonito segurando uma gata branca. Uma amiga se interessou pelo livro só de olhar a capa, e isso é um ponto positivo para a editora. O livro parece ser de uma medida pequena, ajuda muito na hora de carregar numa bolsa ou mochila e a formatação do texto tem as letras maiores, o que facilita para alguém que tenha problema de visão, facilita na hora da leitura, não deixando ela cansativa.

Para o primeiro livro de uma série, começou bem e aguardo o segundo para ver mais sobre a trama dos Mestres das Maldições.

Jairo Canova

Jairo Canova é Administrador e gosta de livros mais do que imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.