Resenhas

Resenha: O Diário Secreto de Lizzie Bennet, por Bernie Su, Kate Rorick

O_DIARIO_SECRETO_DE_LIZZIE_BENNET_1411146632BNome do Livro: O Diário Secreto de Lizzie Bennet
Nome Original: The Secret Diary of Lizzie Bennet
Autor(a): Bernie Su, Kate Rorick
Tradução: Claudia Mello Belhassof
Editora: Verus
ISBN: 9788576863410
Ano: 2014
Páginas: 364
Avaliação: 3,5/5
Onde Comprar: Amazon

Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries.
Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet – e para os seguidores de Lizzie na internet.
De repente, Lizzie – que sempre se considerou uma garota bastante normal – se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto…~
“O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante.” – Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida

Esta é uma adaptação diferente de tudo o que eu já li até então. Infelizmente o mérito não é do livro em si, mas de toda a mídia envolvida que resultou neste livro. O diário secreto de Lizzie Bennet é a adaptação de uma série de vídeos do youtube que se propôs a ser uma releitura moderna de Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Uma das diferenças mais marcantes é o fato de este livro passar-se nos EUA e não na Inglaterra.

A série fez sucesso e ganhou outras mídias como o twitter, tumblr, facebook, livro e dvd. É uma história de fãs feita para fãs e aconselho você leitor a conferir:

Video – http://bit.ly/LBDplist
Twitter – http://twitter.com/TheLBDOfficial
Facebook – http://www.facebook.com/LizzieBennetD…
Tumblr – http://thelbdofficial.tumblr.com/

Devo dizer que a série em vídeo é mais interessante do que o próprio livro, pois enquanto ele narra os acontecimentos da série, baseados no original, não pude parar de pensar que o livro original era muito melhor. Sim, porque apesar de os personagens serem baseados nos originais, não encontrei muito em comum entre eles quanto a personalidade e sim em situações parecidas de vida. Enquanto a mãe de Lizzie em ‘Orgulho e Preconceito’ é uma avoada que só pensa em casar as filhas e só se importa que seja com alguém rico, a mãe dela neste livro, apesar de querer o mesmo, se importa com suas filhas e é uma mãe coruja. A redenção de Lydia é o ponto mais marcante do livro pois no século XIX não há como reverter as decisões erradas que ela tomou na vida, porém nos dias de hoje isso é possível de alguma forma.

O mérito desta adaptação é conseguir transformar situações que seriam preocupantes na época de Jane Austen e que hoje não teriam esse peso, em outras situações que se equivaleriam atualmente. Os roteiristas e autores estão de parabéns por isso e conseguiram me surpreender com o andamento e desfecho dessas situações. Destaque para Charlotte e seu casamento em “Orgulho e Preconceito” que seria ridículo se adaptado dessa forma. A importância foi equivalente e o significado ficou intacto.

“(…)eu gosto de pensar que as mulheres não tem mais o hábito de viver e morrer pelo que as pessoas pensam delas.” (pág 104)

Como uma adaptação moderna, as questões sociais também são atualizadas e temos algumas como feminismo, crime virtual, e os clássicos orgulho e preconceito. Temos inclusive uma amostra de problema moderno que ganhou um capítulo dedicado a ele com um poema: “Ode a um celular quebrado”. O livro em si é divertido como uma comédia romântica, com alguns pontos altos devido à semelhança com o original e alguns pontos baixos devido a simplicidade e superficialidade da narrativa, pois se não fosse pelo original os personagens não teriam profundidade para sustentarem sozinhos esta história.

Já o sr. Darcy ganhou um personagem parecido no livro, com o nome de William Darcy, que para os fãs jamais será a mesma pessoa. As situações envolvendo Darcy, principalmente aquelas importantes onde é preciso uma espécie de discurso por parte dele ficaram muito parecidas com o livro original, mas transformá-lo num hipster acredito que não tenha sido a melhor opção – porém na série de vídeos isso funciona muito bem!

O livro lançado pela editora Verus está muito bonito. A capa que representa um diário (apesar de ser preciso olhar com atenção para perceber melhor) e a parte gráfica dentro do livro, com colagens, mensagens de celular, gráficos – tudo impresso, deixaram o livro mais com cara de diário mesmo. A fonte e as páginas são ideais para uma leitura confortável, porém foram encontrados alguns erros de revisão.

Este livro não é mérito somente dos autores Bernie Su e Kate Rorick, mas sim de toda a equipe de criação dos vídeos, inclusive os atores. Recomendo para quem gosta de comédias românticas e para quem tem curiosidade em ler outra história parecida com “Orgulho e Preconceito”, mas que tenha alguns méritos próprios.

Franciely

É estudante de Letras por falta de melhor opção (já que não se pode ser somente estudante de literatura), leitora por prazer, amiga dos animais, viciada em internet e resenhista porque gosta de experimentar coisas novas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.