Resenha: O Feitiço do Desejo, por Chris Colfer
Nome do Livro: O Feitiço do Desejo
Nome Original: The Land of Stories – The Wishing of Spell
Série: Terra de Histórias #01
Autor(a): Chris Colfer
Tradução: Cleci Leão
Editora: Benvirá
ISBN: 9788564065833
Páginas: 384
Ano: 2012
Nota: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços
Os irmãos gêmeos Alex e Conner estão vivendo os piores dias de suas vidas. Para tentar alegrá-los, no aniversário de 12 anos, a avó os presenteia com o antigo livro de histórias que o pai costumava ler para eles, quando crianças, antes de dormir. E a magia volta a tomar conta da vida dos dois – de verdade! Assim como Alice chegou ao País das Maravilhas após cair num buraco do coelho, Alex e Conner são sugados pelo livro e vão parar dentro do mundo dos contos de fadas. Lá, descobrem o que aconteceu com os personagens após o ‘E foram felizes para sempre!’. Cachinhos Dourados, por exemplo, é uma fugitiva, Chapeuzinho Vermelho tem seu próprio reino e Cinderela, agora rainha, está prestes a se tornar mãe. Mesmo em meio a tantas surpresas, os gêmeos não têm tempo a perder: precisam voltar para casa antes que o livro se feche e a mãe dê queixa do desaparecimento deles. Para que o Feitiço do Desejo se cumpra, Alex e Conner têm de desvendar as pistas deixadas em um diário. Eles só não podiam imaginar que mais alguém estava no rastro e faria de tudo para atravessar para o mundo real no lugar deles: a Rainha Diabólica.
Sempre gostei de livros de aventura, e nunca neguei ser fã de carteirinha dos infantojuvenis. Logo quando a editora Benvirá trouxe para o Brasil o primeiro volume da série Terra de Histórias escrita pelo autor e ator Chris Colfer (conhecido pelo personagem Kurt Hummel em Glee, série iniciada em 2011), não deu outra! Precisava ler rapidamente O Feitiço dos Desejos e tentar ver como o autor conseguiu continuar com as grandes fábulas que sempre nossos pais liam quando éramos pequenos. Quem não lembra da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau, A Bela Adormecida, Cinderela, Rapunzel, Branca de Neve e os Sete Anões, a Bruxa Má ( Rainha Diabólica), João e Maria, Cachinhos Dourados e outros grandes seres mágicos? Pois bem, o autor conseguiu dar novamente vida em todos, diferente do que pensamos, um tipo de: O que aconteceu depois dos felizes para sempre?
Os irmãos gêmeos Alex e Conner Bailey possuem quase a mesma idade, por volta dos 11/12 anos de idade. Alex adora ir para escola, é inteligente e Conner , diferente da irmã possui um déficit de atenção em durante as aulas do sexto ano, ele sempre acaba dormindo durante a explicação da Sra. Peters. A mãe deles trabalha exaustivamente para dar conta da casa e de todas as contas após a morte misteriosa do pai. A livraria que eles tinham e uma casa azul sempre foram objetos que os irmãos sentiram logo na perda, quando tiveram que vender para conseguir recursos financeiros.
Ao décimo segundo aniversário dos gêmeos, sem a mãe presente, sua avó acaba aparecendo para alegria de ambos e como presente acaba deixando um livro chamado: Terra de Histórias. O livro sempre trouxera ótimas lembranças quando ela lia para os netos e que agora os netos teriam esta oportunidade de se aventurar sozinhos.
O livro acaba levando os gêmeos para dentro de suas páginas, sozinhos no mundo desconhecido onde caíram. Acabam descobrindo após encontrar um sapo, Froggy, que o único meio de retornar ao seu mundo é passar pelo Feitiço do Desejo, encontrando os oito itens espalhados pelo reino. Diferente do que ambos imaginaram, outra pessoa está atrás dos itens; a Rainha Diabólica.
Os nossos protagonistas passarão por todas as partes do reino, as rainhas: Bela Adormecida, Cinderela, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve possuem um reino encatado, e ambas casadas com um príncipe Encantado. O mais legal que durante a aventura, os irmãos acabam revendo um objeto ligado na história que conhecemos. Os perigos também não ficaram de fora. O que ainda deixa a leitura mais forte durante os diálogos.
“…o rei Chester teve quatro filhos: Chance Encantado, Chase Encantado, Chandler Encantado e Charlie Encantado. (…) o rei Chance Encantado é o mais velho e casou-se com a rainha Cinderela (…) o rei Chase Encantado, segundo filho, é casado com a rainha Bela Adormecida (..) o rei Chandler Encantado é terceiro filho e casou-se com a rainha Branca de Neve.” (p.164)
Chris Colfer construiu uma trama marcante, rodeada de diálogos com aprendizados. Como qualquer fábula, aprendemos muita coisa. Eu poderia expor todos os diálogos por aqui, fazendo isto, perderia toda a essência que o leitor precisa encontrar lendo. Os personagens são cativantes e torcemos por eles até o fim. Mesmo passando por dificuldades, o autor acaba juntando tudo aos poucos e revelando parte do passado dos gêmeos. O final é ainda melhor, você leitor ficará doido para seguir com a leitura e descobrir mais detalhes da família dos irmãos Bailey e quem sabe os motivos que levaram a morte do pai.
O resultado final foi digno de passagem e como muitos livros que ainda possuem continuação, não esperam ainda um “feliz para sempre”. As ilustrações são cativantes e no início do livro acompanhamos um mapa necessário para nossa compreensão o longo.
A editora Benvirá trouxe um acabamento como o original, a capa parece ter uma textura em capa dura. A diagramação ficou muito caprichada e chamativa aos olhos do leitor. Eu mesmo me senti atraído e agradeço muito por terem mantido como a original. A tradução ficou muito consistente e certeira.
Terras de Histórias é uma série que vai te conquistar e indico muito para quem está cansado de outros livros mais pesados. A escrita de Chris Colfer é muito gostosa de acompanhar e você não vai conseguir cansar. Leia!!!