Lançamentos

Lançamentos da Biruta

Olá, leitores!!!

Vamos conhecer alguns dos lançamentos que a Editora Biruta preparou para outubro:

O gigante do maracana

“O que era aquela grama toda e aquele céu todo e aquele mundo de gente, de bandeiras, de cimento? Um mundo de mundos, eu nunca tinha visto nada assim.”
Em O Gigante do Maracanã, é possível assistir a uma grande partida, onde está em jogo muito mais que um placar. Lá estão uma menina e seu pai. Qual a distância entre eles? Hoje, estão bem próximos, no meio de uma torcida. É a primeira vez que o pai a leva pra ver um jogo de futebol, e essa aventura acontece na arquibancada daquele estádio imenso, o grande Maracanã. Não, o gigante!
A narrativa situa-se entre o final dos anos 50, início dos 60; acompanhamos as jogadas de futebolistas que entraram para a história do nosso futebol, como Garrincha, Amoroso e Carlos Alberto. Apesar da final fictícia, apresenta-se um clássico do esporte: mas, a emoção maior acontece nas arquibancadas, onde pai e filha assistem e sofrem juntos pelo seu time do coração. A primeira vez no estádio foi marcante para a narradora. Teve que aprender a lidar com a dor de ver seu time perder e, principalmente, aprofundou a relação com seu pai e viveu um momento muito especial ao seu lado.
“Foi gostoso ver de novo aquele verde todo, que tinha fim, mas parecia que não tinha. E eu já sabia o nome de todo mundo, menos dos palhaços. Quer dizer dos palhaços eu sabia só o ‘Garrincha! Garrincha! Garrincha’. Mas não falava não. E a gente continuava gritando e só parava quando vinha o Garrincha, pra eu fechar um olho e o Altair-Magrinho derrubar ele.”
As ilustrações e o projeto gráfico seguem as cores do time dos protagonistas: branca, vermelha e verde, do Fluminense. Forte e marcante, o projeto dá vida ao universo do futebol.
Sobre o autor
Cesar Cardoso, escritor e fotógrafo, é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É colunista da revista Caros Amigos, e para a tevê já criou roteiros para os programas TV Pirata, Sai de Baixo, A Grande Família e Toma Lá Dá Cá, da Rede Globo.
Sobre o ilustrador
Larissa Ribeiro é formada em Arquitetura, mas atua como ilustradora. Já morou na Itália, na Inglaterra e na Espanha para estudar ilustração.

O Gigante do Maracanã, Cesar Cardoso, R$ 32,50, ISBN 978-85-7848-147-6, a partir de 08 anos, 56 páginas.

 

 

duas-vezes-na-floresta-escura

Lá no final da rua, a floresta densa, fechada, escura, que me mete medo e, ao mesmo tempo, me convida a desvendá-la. Desde que cheguei aqui, me paro olhando para aquelas árvores grandes que apontam pro céu e se aproximam umas das outras, feito gigantes a impedir passagem. Parecem esconder mistérios. Parecem.

Nesse lançamento, Caio Riter leva uma novela policial ao interior do Rio Grande do Sul, onde vive Susana, uma adolescente cheia de dúvidas sobre o futuro. Sua mãe está temporariamente morando no exterior para terminar o doutorado, e seu pai recebeu uma nova proposta de emprego em uma cidadezinha pequena e aparentemente monótona, para onde os dois acabaram de se mudar. Agora, a protagonista terá que se adaptar à nova rotina, à nova escola e aos novos amigos. No entanto, sabia que isso iria demorar e, num primeiro momento, a vida lhe pareceu insuportável e sofrida.

Mas, aos poucos, vai se modificando, quando conhece Bethânia, Caetano, Nicole e César, um garoto estranho que adora espionar os outros. Começa a aceitar o fato de que a vida seria assim mesmo, pacata e quieta, como a floresta no fim da rua. Até que uma tragédia se abate sobre a cidade, bem próximo de Susana e de seus novos amigos. Agora, a solução de um bárbaro crime depende somente deles.

A trama é envolvente e carrega em si muito mais do que um mistério, ao tratar da relação entre pais e filhos, amigos e paixões. Dividida em duas fases, a narrativa é feita primeiramente por Susana. A partir do prólogo II, a ordem se inverte e o suspense ganha a voz de um novo narrador. Para completar, o projeto gráfico ambienta o leitor e o transporta para a cena do crime: uma floresta escura e sombria.

O lançamento acontecerá no dia 18 de Outubro, na Palavra Livros, em Porto Alegre, onde o autor receberá o público com sessão de autógrafos, a partir das 17 horas.

Sobre o autor 
Caio Riter nasceu em Porto Alegre, onde mora até hoje. É professor mestre e doutor em Literatura Brasileira. Autor de vários livros, com os quais recebeu algumas distinções literárias, como os prêmios Açorianos, Barco a Vapor, Orígenes Lessa e Selo Altamente Recomendável, entre outros. Formado em Jornalismo e em Letras, ministra aulas no ensino fundamental e médio, atuando também como professor universitário em cursos de graduação e de pós-graduação, além de participar como palestrante em cursos de capacitação de professores em várias cidades do Rio Grande do Sul.

Duas vezes na floresta escura, Caio Riter, R$ 34,00, ISBN 978-85-7848-135-3, a partir de 11 anos, 164 páginas.

Jairo Canova

Jairo Canova é Administrador e gosta de livros mais do que imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.