Livro sobre ícones dos anos 90 sairá pelo Fábrica231 em 2015
Os renegados dos anos 90 responsáveis por reinventar a moda finalmente terão a sua história contada. Lançado nos Estados Unidos em setembro, Champagne supernovas, da jornalista norte-americana Maureen Callahan, será publicado no Brasil em 2015 pelo Fábrica231, novo selo de entretenimento da Rocco.
Com título emprestado de uma canção da banda britânica Oasis – ícone dos anos 90 –, Champagne supernovas acompanha a construção de três grandes mitos: Kate Moss, a garota britânica comum que se tornou supermodelo e símbolo do cool; o extravagante estilista Alexander McQueen, filho de um taxista e uma dona de casa, vítima de bullying na escola, que se suicidou em 2010; e o também estilista Marc Jacobs, nascido em um lar abastado, com uma mãe esquizofrênica.
Os três, na opinião de Callahan, criaram a estética de uma era ao levar a displicência das ruas para as passarelas no que ficou conhecido como “heroin chic”. “Eles ampliaram nossa noção do que é bacana, belo, estiloso, e tornaram a moda mais inclusiva e divertida”, afirmou a autora em entrevista à revista Veja publicada na última semana. O brilho da década anterior deu lugar ao glamour identificado na degradação humana associada, por exemplo, à AIDS e ao uso de drogas como a heroína. “Eles não foram apenas os primeiros nessa troca de guarda: são os únicos que continuam relevantes hoje – talvez até mais do que naquele momento”, conclui Callahan.