Os Boxtrolls | Crítica
Olá, tudo bem?
Na última segunda-feira, a convite da Universal Pictures e da Companhia de Letras, o ENF participou da cabine de imprensa do lançamento da animação: Os Boxtrolls. Que tem estreia nesta quinta-feira (02/10) nos cinemas do Brasil.
Sinopse: Os Boxtrolls é uma fábula que se desenrola em Pontequeijo, uma elegante cidade vitoriana obcecada por riqueza, classe e os mais fedidos queijos finos. Abaixo das charmosas ruas de paralelepípedo vivem os Boxtrolls, terríveis monstros que saem dos esgotos à noite e roubam o que a cidade tem de mais precioso: suas crianças e seus queijos. Pelo menos, esta é a lenda que os moradores sempre acreditaram.
Na verdade, os Boxtrolls são uma comunidade subterrânea de adoráveis criaturas que vestem caixas de papelão recicladas do mesmo jeito que tartarugas usam seus cascos. Os Boxtrolls criaram um garotinho órfão, OVO, desde sua infância como um dos seus próprios catadores de lixo e mergulhadores de entulho.
Quando os Boxtrolls se tornam alvo do terrível exterminador de pestes ARQUIBALDO SURRUPIÃO, que está dedicado a erradicá-los para entrar na alta sociedade de Pontequeijo, o bondoso grupo de latoeiros precisa da ajuda do seu filho adotivo e da aventureira menina rica WINNIE para ligar dois mundos em meio aos ventos da mudança – e do queijo.
A produtora, Laika Entertainment, a mesma que trouxe as animações Coraline E O Mundo Secreto (2008) e ParaNorman (2012), traz uma animação para agitar os espectadores nos cinemas. O filme tem roteiro escrito por Irena Brignull e Adam Pava, é dirigido pela dupla Graham Annable e Anthony Stacchi e baseado no livro A Gente é Monstro! (Here Be Monsters), de Alan Snow.
A animação conta a estória de um menino que é adotado e criado por estranhas criaturas conhecidas como Boxtrolls, essas criaturas vivem vestidas em caixas de papelões. Eles levavam uma vida tranquila escondidos no subterrâneo da cidade durante o dia e catando o lixo quando o sol se punha, mas a chegada do ambicioso e terrível Archibald Snatcher, que sonha em utilizar o majestoso chapéu branco e se sentar à mesa ao lado do Lord Prtely-Rind para degustar os mais finos, tradicionais e fedorentos queijos, além de, fazer parte da alta sociedade de Pontequeijo. Resolve acabar com a paz destes monstrinhos do bem. Para salvar sua família, o menino enfrentará o seu maior desafio.
Filmado na técnica Stop Motion, Os Boxtrolls é uma animação para crianças com ensinamentos para os adultos, que deixará todos bastante maravilhados com esse mundo tão fantástico e que nos faz voltar ao tempo e lembrar de como era bom ser criança. A aventura é bastante charmosa, o roteiro está mais centrado em criar atributos para expor problemas, tratando de diversos assuntos e questões sociais como para quem sofre de algum tipo de preconceito. O conceito de família também está presente e até as concepções do “bem e mal” são apresentadas por duas personagens que vivem refletindo se são heróis, enquanto ajudam o vilão a perseguir Os boxtrolls e o garoto Ovo. Já que não percebem as consequências de seus atos. Muitos dessas ideias, as crianças menores não vão entender, neste caso, são os adultos e as crianças menores que poderão assimilarem tais pontos.
A menina Winnie é um grande acerto de Os Boxtrolls, de personalidade forte séria a perfeita fã em formação dos filmes de horror gore, com seu curioso interesse pelo quanto os BoxTrolls seriam sanguinários e devoradores de humanos, ela identificando-se com o órfão Ovo, uma vez que seu nobre pai não lhe dá atenção. Assim Winnie determina-se a ajudar Ovo a provar que os BoxTrolls são inocentes e totalmente do bem. Os contrastes entre a nobreza de Winnie e os habitos nada higiênicos de Ovo dão o tom do humor no filme.
O grande barato de Os boxtrolls não é só a graça com que os personagens são criados em stop motion. A trama é tão bem arquitetada e veloz que quase não temos tempo de piscar os olhos.
Há uma esplêndida lição de respeito às diferenças, em que devemos sempre carregar conosco para a vida e evitar o esquecimento para não praticarmos o contrário.
Atenção! Espere até o fim dos créditos finais e aprenda como é difícil fazer uma animação e como é difícil a vida desses profissionais. Garanto que valerá a pena.
AVALIAÇÃO: 5/5 (Excelente)
FICHA TÉCNICA
Título original: The Boxtrolls
Data da estreia: 02/10/2014
Gênero: Animação, Aventura, Família
Duração: 97 min.
País de origem: Estados Unidos
Direção: Anthony Stacchi, Graham Annable
Roteiro: Adam Pava, Irena Brignull
Distribuidora: Universal Pictures do Brasil
Estúdio/Produtora: Universal Pictures / Laika Entertainment
Classificação: Livre
Ano: 2014
(Acesse o site oficial do filme, clicando aqui)
(Assista o trailer aqui)