Resenha: Nascidos na Selva, por Brandon Mull
Nome do Livro: Nascidos na Selva
Nome Original: Wild Born
Série: Spirit Animals #01
Autor(a): Brandon Mull
Tradução: Edite Siegert Sciulli
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539510443
Ano: 2014
Páginas: 181
Nota: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços
Interativo com jogo online! Séculos atrás, uma guerra devastadora uniu as quatro nações de Erdas contra um poderoso inimigo. A vitória só foi possível com a ajuda das Grandes Feras – Briggan, o lobo; Uraza, o leopardo; Jhi, o panda; e Essix, o falcão – que pereceram nas batalhas para salvar o mundo onde os humanos vivem. Mas agora a sombra do mal voltou a ameaçar a paz dos reinos e a única esperança são as quatro crianças que trouxeram de volta o espírito dos lendários animais: Conor, o pastor; Abeke, a caçadora; Meilin, a guerreira; e Rollan, o esperto ladrão. Reunidos na Torre do Sol pelos Casacos Verdes os místicos protetores de Erdas, a missão dos pequenos heróis será encontrar os quinze talismãs mágicos e obter os poderes necessários para derrotar o Devorador e seus exércitos. Porém, a busca não será nada fácil, pois o inimigo está disposto a tudo para conseguir os talismãs… E no meio dessa disputa, dúvidas inquietantes irão brotar no coração dos jovens guerreiros: será que eles estão lutando do lado certo? Os Casacos Verdes são realmente amigos? Que segredos eles estão escondendo? Junte-se aos quatro guerreiros e seus fantásticos animais nessa emocionante aventura pelas terras de Erdas e enfrente as armadilhas dessa perigosa jornada! A fantástica saga está apenas começando….
Spirit Animals é uma nova série publicada pela editora Scholastic Inc. no exterior e no Brasil pela editora Fundamento. A publicação segue os mesmos moldes de The 39 Clues, Infinity Ring destacando em cada volume um autor diferente. Esperei muito por este livro, lançado inicialmente em 2013 até receber a incrível notícia dele aqui no Brasil.
Conor, Abeke, Meilin e Rollan possuem uma coisa em comum! Eles completam juntos 11 anos de idade, ambos vivem em cada parte do reino de Erdas, em terras distantes divididas entre: Zhong, Eura, Nilo,Amaya, Arctica, Stetriol. A grande novidade é que cada um dos personagens possuem traços distintos, como: Conor, um pastor; Abeke, uma caçadora; Meilin, uma guerreira; e Rollan, um dos melhores e espertos ladrões. Cada capítulo inicial do livro faz referência a um dos personagens centrais focando a grande tradição de Erdas: ao completar 11 anos de idade, os jovens ganham uma chance de convocar um espírito animal. Estes espíritos são responsáveis por protegê-los e ajudar seu reino contra outras forças.
O enredo vai muito além! Os detalhes são nítidos a medida que caminhamos. Séculos atrás, uma guerra devastadora uniu quatro grandes bestas contra um grande inimigo. Elas são- Briggan, o lobo; Uraza, o leopardo; Jhi, o panda; e Essix, o falcão. Estes animais salvaram os humanos e agora retornam como espíritos animais destes grandes guerreiros. Não era de estranhar, e todos ficam assustados quando os jovens convocam os seus espíritos e aparecem “os quatro derrotados”. O grande problema é que os Casacos Verdes, responsáveis até então em ajudar as crianças com seus espíritos, levam ambos para a Torre do Sol, ou quase todos, para iniciar os seus treinamentos que ajudarão ao controle de seus animais. Como se nada viesse fácil, as desconfianças começam a surgir: Será que estes Casacos Verdes são realmente de confiança? Até que ponto estão interessados nos poderes destes espíritos? Quando revelam que o Devorador está retornando e o único meio é encontrar os quinze talismãs mágicos espalhados por toda Erdas para derrotá-lo junto ao seu exército e somente seus espíritos teriam a localização de cada.
Brandon Mull (autor de Fablehaven) ganhou o privilégio e o ônus de iniciar uma nova série divertida para alcançar várias crianças. E acredito que de certa forma que ele abriu muito bem. Os detalhes foram sucintos e de fácil compreensão e as amarras dos diálogos tornam o enredo contagiante. Chamou-me muita atenção neste livro o jeito de Meilin controlar Jhi, a dificuldade foi bastante destacada e em alguns capítulos o autor as questiona. A relação e o vínculo com o seu personagem foi outro ponto decisivo, logo tão cedo vemos o controle de Conor por Briggan e isto me ganhou muito. O final ficou muito bem desenvolvido e tenso, deixado para o próximo autor a tarefa de continuar com aquela sequência dos acontecimentos estacionados por Mull. E venhamos, Meggie Stiefvater possui grande capacidade.
Como aconteceu com as outras séries destacadas em minha avaliação lançadas pela Scholastic, Spirit Animals é uma série composta de sete volumes e interativa. Você pode jogá-la on-line em um jogo de role-playing game onde você escolhe um personagem e um espírito animal. Treinando-o e coletando itens ao redor tentando derrotar os animais infectados pelo veneno “Bile”. O jogo pode ser acompanhado em (www.spiritanimals.com.br)
Aprenda a jogar clicando em nosso tutorial
A editora Fundamento trabalhou muito bem na versão nacional. Preservou a capa original e deu mais destaque no título, deixando uma aparência laminada. Quanto a sua tradução, encontrei alguns erros leves, mas nada que impossibilite a compreensão.
Estou muito curioso para continuar acompanhando esta aventura.Tudo indica que o segundo volume chegue ainda este ano. Não deixe de acompanhar esta série! Tenho certeza que vão se encantar com os espíritos animais. A editora está fazendo um marketing show que merece foco e o livro está muito barato. Leiam!!!
Oi Philip!
estou louca pra ler este livro! *-* Sou fã de livros juvenis, e fã de carteirinha da editora Fundamento… os livros deles são incríveis!
Achei bem interessante esta questão de possuir um jogo online… mais uma maneira de os fãs aproveitarem a história! E, pelo que dá pra entender de sua resenha, a trama foi muito bem conduzida, né? espero que os demais autores consigam manter o ritmo da história, e vou ficar aqui me roendo de vontade de ler Spirit Animals… rsrsrs
Bjus!
Gostei muito da premissa, ainda mais dos personagens invocarem animais, nossa! Totalmente diferente do que já vi por ai, e quero ler. Parece que havia lido algo a respeito em algum lugar, mas não me lembro, creio que também não dei muita atenção como agora.
tem vídeo em nosso canal. ^^