Resenhas

Resenha: Nascidos na Selva, por Brandon Mull

NASCIDOS_NA_SELVA_1404492602P Nome do Livro: Nascidos na Selva
Nome Original: Wild Born
Série: Spirit Animals #01
Autor(a): Brandon Mull
Tradução:  Edite Siegert Sciulli
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539510443
Ano: 2014
Páginas: 181
Nota: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços

Interativo com jogo online! Séculos atrás, uma guerra devastadora uniu as quatro nações de Erdas contra um poderoso inimigo. A vitória só foi possível com a ajuda das Grandes Feras – Briggan, o lobo; Uraza, o leopardo; Jhi, o panda; e Essix, o falcão – que pereceram nas batalhas para salvar o mundo onde os humanos vivem. Mas agora a sombra do mal voltou a ameaçar a paz dos reinos e a única esperança são as quatro crianças que trouxeram de volta o espírito dos lendários animais: Conor, o pastor; Abeke, a caçadora; Meilin, a guerreira; e Rollan, o esperto ladrão. Reunidos na Torre do Sol pelos Casacos Verdes os místicos protetores de Erdas, a missão dos pequenos heróis será encontrar os quinze talismãs mágicos e obter os poderes necessários para derrotar o Devorador e seus exércitos. Porém, a busca não será nada fácil, pois o inimigo está disposto a tudo para conseguir os talismãs… E no meio dessa disputa, dúvidas inquietantes irão brotar no coração dos jovens guerreiros: será que eles estão lutando do lado certo? Os Casacos Verdes são realmente amigos? Que segredos eles estão escondendo? Junte-se aos quatro guerreiros e seus fantásticos animais nessa emocionante aventura pelas terras de Erdas e enfrente as armadilhas dessa perigosa jornada! A fantástica saga está apenas começando….

Spirit Animals é uma nova série publicada pela editora Scholastic Inc. no exterior e no Brasil pela editora Fundamento. A publicação segue os mesmos moldes de The 39 Clues, Infinity Ring destacando em cada volume um autor diferente. Esperei muito por este livro, lançado inicialmente em 2013 até receber a incrível notícia dele aqui no Brasil.

Conor, Abeke, Meilin e Rollan possuem uma coisa em comum! Eles completam juntos 11 anos de idade, ambos vivem em cada parte do reino de Erdas, em terras distantes divididas entre: Zhong, Eura, Nilo,Amaya, Arctica, Stetriol. A grande novidade é que cada um dos personagens possuem traços distintos, como: Conor, um pastor; Abeke, uma caçadora; Meilin, uma guerreira; e Rollan, um dos melhores e espertos ladrões. Cada capítulo inicial do livro faz referência a um dos personagens centrais focando a grande tradição de Erdas: ao completar 11 anos de idade, os jovens ganham uma chance de convocar um espírito animal. Estes espíritos são responsáveis por protegê-los e ajudar seu reino contra outras forças.

O enredo vai muito além! Os detalhes são nítidos a medida que caminhamos. Séculos atrás, uma guerra devastadora uniu quatro grandes bestas contra um grande inimigo. Elas são- Briggan, o lobo; Uraza, o leopardo; Jhi, o panda; e Essix, o falcão. Estes animais salvaram os humanos e agora retornam como espíritos animais destes grandes guerreiros. Não era de estranhar, e todos ficam assustados quando os jovens convocam os seus espíritos e aparecem “os quatro derrotados”. O grande problema é que os Casacos Verdes, responsáveis até então em ajudar as crianças com seus espíritos, levam ambos para a Torre do Sol, ou quase todos, para iniciar os seus treinamentos que ajudarão ao controle de seus animais. Como se nada viesse fácil, as desconfianças começam a surgir: Será que estes Casacos Verdes são realmente de confiança? Até que ponto estão interessados nos poderes destes espíritos? Quando revelam que o Devorador está retornando e o único meio é encontrar os quinze talismãs mágicos espalhados por toda Erdas para derrotá-lo junto ao seu exército e somente seus espíritos teriam a localização de cada.

Brandon Mull (autor de Fablehaven) ganhou o privilégio e o ônus de iniciar uma nova série divertida para alcançar várias crianças. E acredito que de certa forma  que ele abriu muito bem. Os detalhes foram sucintos e de fácil compreensão e as amarras dos diálogos tornam o enredo contagiante. Chamou-me muita atenção neste livro o jeito de Meilin controlar Jhi, a dificuldade foi bastante destacada e em alguns capítulos o autor as questiona. A relação e o vínculo com o seu personagem foi outro ponto decisivo, logo tão cedo vemos o controle de Conor por Briggan e isto me ganhou muito. O final ficou muito bem desenvolvido e tenso, deixado para o próximo autor a tarefa de continuar com aquela sequência dos acontecimentos estacionados por Mull. E venhamos, Meggie Stiefvater possui grande capacidade.

Como aconteceu com as outras séries destacadas em minha avaliação lançadas pela Scholastic, Spirit Animals é uma série composta de sete volumes e interativa. Você pode jogá-la on-line em um jogo de role-playing game onde você escolhe um personagem e um espírito animal. Treinando-o e coletando itens ao redor tentando derrotar os animais infectados pelo veneno “Bile”. O jogo pode ser acompanhado em (www.spiritanimals.com.br)

Aprenda a jogar clicando em nosso tutorial

A editora Fundamento trabalhou muito bem na versão nacional. Preservou a capa original e deu mais destaque no título, deixando uma aparência laminada. Quanto a sua tradução, encontrei alguns erros leves, mas nada que impossibilite a compreensão.

Estou muito curioso para continuar acompanhando esta aventura.Tudo indica que o segundo volume chegue ainda este ano. Não deixe de acompanhar esta série! Tenho certeza que vão se encantar com os espíritos animais. A editora está fazendo um marketing show que merece foco e o livro está muito barato. Leiam!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

3 comentários sobre “Resenha: Nascidos na Selva, por Brandon Mull

  • Oi Philip!
    estou louca pra ler este livro! *-* Sou fã de livros juvenis, e fã de carteirinha da editora Fundamento… os livros deles são incríveis!
    Achei bem interessante esta questão de possuir um jogo online… mais uma maneira de os fãs aproveitarem a história! E, pelo que dá pra entender de sua resenha, a trama foi muito bem conduzida, né? espero que os demais autores consigam manter o ritmo da história, e vou ficar aqui me roendo de vontade de ler Spirit Animals… rsrsrs
    Bjus!

    Resposta
  • Gostei muito da premissa, ainda mais dos personagens invocarem animais, nossa! Totalmente diferente do que já vi por ai, e quero ler. Parece que havia lido algo a respeito em algum lugar, mas não me lembro, creio que também não dei muita atenção como agora.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.