Resenhas

Resenha: Três é Demais, por Ali Cronin

download (3)Nome do Livro: Três é Demais
Nome Original: Three’s a Crowd
Série: Garota <3 Garoto
Autor (a): Ali Cronin
Tradução: Rita Sussekind
ISBN: 9788565765183
Editora: Seguinte
Ano: 2013
Páginas: 304
Nota: 4/5
Onde Comprar: Compare preços

Cass está entre as mais inteligentes da classe. Tem uma famíia carinhosa, amigos incríveis, um namorado lindo, um futuro brilhante pela frente. Sua vida é perfeita (ou pelo menos é o que parece). Seus amigos sempre deixaram claro que não aprovam seu namorado. Para piorar, seu melhor amigo se declara para ela – e Cass não sabe como dizer não sem machucá-lo. Na escola, ela está uma pilha de nervos desde que fez a entrevista para tentar uma vaga em Cambridge. Sua confiança vai por água abaixo quando ela tira uma nota C num trabalho de política do colégio. Pouco a pouco, a vida de conto de fadas de Cass vai desmoronando, e ela terá que se esforçar muito para administrar os “pequenos” percalços que vão surgindo pelo caminho e ao mesmo tempo resolver seus grandes dilemas.

A Série Garota <3 Garoto é composta por seis livros, onde acompanhamos o último ano escolar de um grupo de amigos. No primeiro volume acompanhamos o dia-a-dia de Sarah, no segundo a vida e pensamentos de Ashley e no terceiro livro da série, caminhamos pelas páginas na companhia de Cass.

Seguindo a proposta dos dois primeiros livros, agora é Cass quem conta a história (o livro é narrado em primeira pessoa) e nos insere em mais aventuras e desventuras desta turma. O genial desta série é que vamos conhecendo um pouquinho dos integrantes do grupo a cada livro, mas só vamos sabê-los de fato quando o próprio conta sua história. Mostra o que acontece a partir de sua visão e nos dá um vislumbre “da outra face da moeda” diante de alguns acontecimentos muitas vezes narrados em outro volume. É como se você fosse amigo de todos, e a cada hora se sentasse para ouvir e conhecer a visão de cada um deles sobre determinado assunto.

Cass tinha me parecido fútil, mimada e altamente manipulável nos dois primeiros livros. Comecei a leitura com esta visão, e realmente nas primeiras páginas esta minha impressão se confirmou. Ela é a garota de família estável financeiramente falando, com uma mãe que projetou um futuro brilhante e faz de tudo para que a filha alcance esta projeção, e namorada de um cara que, literalmente, ‘se acha’. Concluindo: mimada e fútil, manipulada pelo namorado. Porém ao longo das páginas fui conhecendo-a melhor e entendi que, na verdade, Cass é um poço de insegurança.

A história é previsível e leve, percebemos uma mudança crescente na personagem principal ao longo das páginas e confesso que terminei o livro gostando dela mais do que quando comecei. Exatamente como acontece na vida: quantas vezes nos enganamos com a tal ‘primeira impressão’ de alguém, que vai por água abaixo quando a conhecemos de fato? É isso que Ali Cronin consegue mostrar nesta série. Não há nada fantástico. Não há nada extraordinário. Porém ela escreve com uma fidelidade tão grande ao real da vida adolescente na fase em que seus personagens se encontram, que torna tudo muito pessoal e significativo ao leitor.

Me incomodou um pouco que o final tenha sido descrito muito rapidamente. Dramas e questões são levantadas durante todo o livro. Fui caminhando para o final, percebendo que as páginas estavam acabando e nada de decisões claras e precisas. Imaginei que Cronin havia deixado para acertar tudo isso no próximo volume. Mas não, de repente, numa só conversa entre alguns amigos, tudo se decide e acerta. Me pareceu muito de repente. Valeria mais algumas páginas neste desenrolar.

A edição mantém a qualidade dos volumes anteriores, com capa que é uma graça e lombada que faz a coleção ficar linda na estante! <3. Não encontrei erros de grafia e a tradução está magnífica, mantendo-se fiel às características próprias dos pensamentos e fala dos adolescentes, contextualizada de forma a soar absolutamente compreensível para o público brasileiro. Nota 10.

Em suma é uma série leve, de leitura ágil e interessante. Com certeza vai cativar profundamente quem está, acabou de passar ou já passou há algum tempo pela adolescência e início da vida adulta de forma marcante e real. Se você viveu ‘de fato’ este período da vida, não pode deixar de conhecer este grupo de amigos que, com certeza, ficarão por muito tempo em sua mente.

Renata Avila

Renata Ávila, formada em direito, é apaixonada por livros de diversos temas, sem nunca esquecer dos romances que são os mais desejados. Adora um bom filme e uma boa musica. Gosta de conversar sobre livros, mas surta se falarem mal de Twilight, por ser sua primeira paixão literária e a série que a transformou em uma leitora voraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.