Resenhas

Resenha: Como nasce o Líder, pelo Arbinger Institute

COMO_NASCE_O_LIDER_1394372208PNome do Livro: Como nasce o Líder – Uma História sobre escolhas, visão e liderança
Nome Original: Leadership and self-deception
Autor(a): Arbinger Institute
Tradução: Leonardo Abramowicz
Editora: Gente
ISBN: 9788573129403
Ano: 2014
Páginas: 224
Nota: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços

Nossa rotina é repleta dos mais variados problemas: trabalhar com uma equipe descomprometida ou um chefe que não oferece apoio, lidar com familiares que cobram mais tempo e dedicação… Como nasce o líder é uma narrativa fascinante que mostra, por meio de uma fábula surpreendente, como nossa mente esconde as emboscadas que nos colocam dentro de “caixas”. Prisões que nós mesmos criamos e que nos impedem de ver as oportunidades que surgem e, para piorar, criam um ciclo de justificativas, que culpam os outros pelo que acontece de ruim no nosso dia a dia. A história de Tom nos mostra como é possível romper com ciclos improdutivos e perceber como e por que o sucesso só depende de nós. O livro ajuda a entender como navegar pelas diversas responsabilidades que cabem ao líder: desde a fase de seleção e contratação de candidatos, liderança e formação de equipes, resolução de conflitos, transformação na responsabilização até crescimento e desenvolvimento pessoal.

Sempre me interessei em ler livros que possam me trazer um feedback melhor sobre o mundo dos negócios, até mesmo para eu compreender algumas atitudes de como me dar bem. Hoje, vivemos em um mundo globalizado onde a convivência com as pessoas se tornam mais do que necessárias e em um local dentro ou fora de trabalho para uma vida cheia de realizações depende muito de nosso ego pessoal e de como domá-lo. Foi quando a editora Gente divulgou o lançamento do livro “Como Nasce o Líder” e não pensei duas vezes em solicitá-lo.

No enredo conhecemos o personagem Tom, um executivo que nutre o desejo há tempos em trabalhar na renomada empresa Zagrum. O que desperta o interesse do leitor, pelos modos e como o personagem batalha para conseguir este desejo. É como buscamos em nosso mundo real para tentar fazer o mesmo.

Para traçarmos metas, também é necessário uma mudança de hábitos e conceitos em nossa convivência familiar e como nos damos com outras pessoas. O livro vai repassando regras, dicas importantes que o leitor acaba captando para o seu dia-a-dia. Não é preso somente ao mundo empresarial, pelo contrário, vai além.

Quando assustamos, momentos que nunca esperávamos, acaba acontecendo ao longo. Momentos estes que não nutríamos em muitas empresas. Quantas vezes sempre quisemos algo e aquela chance foi perdida? Quantas vezes perdemos um emprego promissor porque não tínhamos aquele diferencial requerido pela empresa? Não é somente o “nós” mas como disse acima, é ver as pessoas com perspectivas diferentes. Cada ser possui uma meta, opiniões opostas das suas, e essas opiniões devem ser levadas muito a sério.

O Instituto Arbinger leva o leitor a se questionar: Será que aquela consequência, não foi pelo seu próprio erro? A ponderação é uma das melhores formas para o sucesso. E olhem, o que o livro explicita acontece mesmo. Se você leitor que está acompanhando minha avaliação não trabalha em uma empresa grande e de alto nome no mercado, pergunte para outras pessoas que já estão naquele medo. Mas mude você antes, para depois os resultados aparecerem.

Muitas vezes nos colocamos como vítimas de problemas que nós mesmos inventamos para nossa mente. Quando tentamos aplicar metade do que consta neste livro, podemos ter a nítida certeza de grandes mudanças e transformações coesas e certeiras tanto no mundo dos negócios como em nossas vidas.

No final, você acompanha relatos de outras pessoas que leram e como transformaram suas vidas. Leitura dinâmica e importante se você nutre em suas veias a qualidade de se tornar um verdadeiro líder. Sendo mais humilde e pouco vítima. Uma leitura que deveria ser obrigatório em seu currículo. Leia!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.