Resenhas

Resenha: Enfeitiçadas, por Jessica Spotswood

AS_ENFEITICADAS_1386972419PNome do Livro: Enfeitiçadas
Nome Original: Born Wicked
Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas #01
Autor(a): Jessica Spotswood
Tradução: Ana Ban
ISBN: 9788580412307
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Livros de bruxaria repercutem muito bem no mundo literário. Sempre fui bastante curioso por este tipo de leitura, além de ser bem chamativo na descoberta de mistérios que sempre escondem um grupo de pessoas. Já tinha ouvido falar desse livro e logo quando descobri que a editora Arqueiro lançaria no Brasil não imaginei o quão revelador  foi a escrita de Jessica Spotswood. Enfeitiçadas é o primeiro volume da série As Crônicas das Irmãs Bruxas.

No meio de uma nova Inglaterra, governada pela Irmandade – força religiosa responsável por derrotar as bruxas. Mulheres eram caçadas como bruxas pela Fraternidade, onde qualquer dúvida do ato de bruxaria eram mortas.  Quem era acusado de bruxaria, seguia para Harwood, um hospício indesejável por muitos. Quem era enviado para o local, nunca mais voltava o mesmo antes de ir. É no meio de uma espécie de nova ordem que os perigos amarguram Cate Cahill, responsável por cuidar de suas irmãs após ter prometido para sua mãe após sua morte.

A garota se sente desamparada e precisa fazer uma escolha meio difícil, como: tomar um rumo e escolher um marido, ou deixar que os irmãos escolham por ela. Enquanto isso, sua irmã Maura já não consegue se controlar e deseja praticar magia. Seu pai para tentar intimidar a garota e colocá-la na sociedade, até mesmo para que escolha um marido, contrata uma nova governanta para a casa, sanando com sua ausência pelo excesso de viagens. Ela entende o perigo e já pensa nas dificuldades. Até que recebe uma carta misteriosa pedindo para que procure o diário de sua mãe e que não confie em ninguém.

A profecia no diário pode transformar sua vida para sempre. A Irmandade está de olho na família Cahill, para a luta contra os irmãos, que acabam com várias garotas. A garota precisará ser forte! Será que a chegada de Elena, sua nova governanta, poderá mudar a sua história? Quais desafios ela deverá enfrentar?

Jessica Spotswood vai evoluindo sua escrita durante toda a leitura. O enredo vai sendo construído pelos olhos de Cate dentro da construção de diálogos. As primeiras páginas podem deixar você leitor meio cansado por ser mais introdutório. Aos poucos o livro vai pegando o seu eixo, o envolvimento vai ficando mais fluente e quando damos conta, o livro choca o leitor com o seu final.  A autora foca muito bem o poder das bruxas, o momento que os Irmãos pegaram esse poder. Um mundo de mistérios e chantagens farão os limites de Cate serem testados. Ainda é traçado um paralelo com o ano de 1980 nos EUA quando conhecemos mais sobre os Irmãos e todas as descrições pontuais para um entendimento certeiro. A ambientação de Spotswood não se perde, pelo contrário, traça todos os desafios e prepara os leitores para a próxima sequência.

A editora Arqueiro apresentou uma diagramação muito bonita e viva. Cada início de capítulo somos pegos por uma moldura que engrandece todo o livro. A tradução ficou muito bem feita e todas as amarras muito bem construidas. Estou muito curioso para a sequência em Amaldiçoadas, figurada já no verso do livro.

Recomendo muito a leitura, para os adeptos de uma leitura diferente de outros que seguem o mesmo ritmo. Apesar de ser meio lento, a evolução se destaca no meio para o final. Acredito que no segundo volume teremos novidades e a trajetória de Cate será ainda mais viva e misteriosa. Enfim, ainda contamos com romance, mesmo não sendo o foco central, mas se perfaz do necessário. Aguardemos os próximos capítulos!!!Leiam!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Um comentário sobre “Resenha: Enfeitiçadas, por Jessica Spotswood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.