Notícias

8 ½ Festa do Cinema Italiano

“Fortunatta”, de Sergio Castellitto

O festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz mais uma vez ao Brasil uma seleção ambiciosa e exclusiva, com os melhores e mais interessantes filmes da recente produção italiana, com uma mostra que ocorre de 2 a 8 de agosto 2018 em doze cidades do País.

Vitória, Goiânia, Belém e  Florianópolis passam a integrar o circuito, além de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Salvador que já receberam o evento em 2017.

 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore e com o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e do Cinecittà Luce. Além disso, conta ainda com a colaboração da rede de Consulados Italianos em todas as cidades que recebem o festival no Brasil.

Entre as produções em pré-estreia nacional, destaque para Dogman, de Matteo Garrone, premiado em Cannes 2018. O ator Edoardo Pesce vem ao Brasil e vai participar de conversas com o público e com a imprensa.

 O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é patrocinado pela Florense, empresa de grande renome internacional no ramo mobiliário de alta qualidade e por Pasta Garofalo, histórica marca de massa de Gragnano ligada ao mundo da cultura e um dos produtores mais apreciados pelos italianos.

 Depois de dez anos de sucesso em dezenas de cidades lusófonas e em três continentes diferentes,   a 8 ½ Festa do Cinema Italiano encontrou espaço para se tornar um evento de grande relevância também no Brasil. Além do número de cidades, aumentaram também o número de filmes apresentados e as sessões  programadas, serão quase 300 em uma semana de exibição.

a garota na nevoa donato carrisi

A Garota na Névoa, de Donato Carrisi

Estão garantidas as premières de importantes filmes, que fizeram grande sucesso nos mais importantes festivais internacionais, como Fortunata, de Sergio Castellitto, protagonizado por Jasmine Trinca, prêmio de Melhor Atriz na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2017Nico 1988, de Susanna Nicchiarelli, vencedor da Mostra Orizzonti, no Festival de Veneza 2017; eDogman, de Matteo Garrone, filme de grande impacto, aplaudido na competição do Festival de Cannes deste ano, que deu a Marcello Fonte a Palma de Ouro de Melhor Ator.

 Não esquecemos o último filme co-realizado por Vittorio Taviani, Uma Questão Pessoal (Una questione privata), baseado no livro de Beppe Fenoglio. La Tenerezza (A Ternura), intenso drama de Gianni Amelio, e A Vida em Família (La vita in comune), de Eduardo Winspeare, apresentado no último Festival de Veneza. Assim como Emma (Il Colore Nascosto Delle Cose), de Silvio Soldini, com uma notável interpretação de Valeria Golino no papel de uma deficiente visual.

 Há espaço também na programação para os maiores sucessos de público da mais recente temporada na Itália, como A Garota na Névoa (La ragazza Nella Nebbia), de Donato Carrisi, um suspense policial protagonizado por Toni Servillo. O último filme de Gabriele Muccino, A Casa Tutti Bene (Aqui em Casa Tudo Bem), e também Made in Italy, realizado por Luciano Ligabue, um dos mais conhecidos cantores e compositores da Itália. Sem falar de Poveri ma ricchi (Pobres, mas ricos), de Fabio Brizzi, divertidíssima comédia sobre uma família que se torna inesperadamente riquíssima.

Made In Italy Luciano Ligabue

Made In Italy, de Luciano Ligabue

 Vale destacar ainda que o 8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe todos os filmes da sua programação simultaneamente em todas as doze cidades onde ocorre, sempre com pelo menos dois filmes em cartaz por dia. Além disso, a maioria dos títulos apresentados têm distribuição garantida em território nacional e entrarão em cartaz nos próximos meses. 

 Mais novidades, a programação definitiva com os filmes e os convidados serão anunciadas nas próximas semanas no website oficial: www.festadocinemaitaliano.com.br

Em Belo Horizonte, a exibição dos títulos acontecerá no Cinema Belas Artes (R. Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes)

*texto, assessoria de imprensa

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.