26º dia: O primeiro dia das semifinais! As laranjas trucidam os azuis.

Estamos aproximando a mais um final de Copa do mundo, sempre quando começa as semifinais vem o pensamento: “ESTÁ ACABANDO”. E hoje, o futebol surpreende mais uma vez, a Holanda ganhou do Uruguai nisso partiu para a final, após 32 anos tentando, eis a hora da primeira vitória. Já o Uruguai disputará o 3º lugar.

A Holanda era a favorita indiscutível e se impôs ao Uruguai, como se esperava, na primeira semifinal da Copa de 2010, por 3 a 2, e vai para a sua terceira final. Com um futebol mais pragmático – ofensivo, mas preocupado com a retaguarda – os holandeses repetem o roteiro da Copa de 1974, quando chegaram à final depois de passar pelo Uruguai na primeira fase e pelo Brasil na fase semifinal.

A vitória holandesa assegura o primeiro título da Europa fora de seu continente. Na outra semifinal, Espanha e Alemanha disputam o direito de ser a segunda seleção europeia na decisão.

Bem posicionado na defesa, e com os nervos sob controle, o Uruguai levou um gol no início do primeiro tempo, mas encontrou forças para reagir, empatar e quase virar a partida no segundo tempo. A Celeste, que não chegava tão longe num Mundial desde 1970, fez uma partida equilibrada até os 25 minutos do segundo tempo, quando sofreu um gol irregular.

Num sinal claro do desequilíbrio de forças, antes do início da partida, os fotógrafos posicionados em frente aos holandeses na hora da execução dos hinos nacionais representavam quase o dobro daqueles interessados em fotografar os uruguaios.

Mas quando a bola rolou, o Uruguai mostrou que tinha ambições na partida. Ainda que jogando com três volantes – Perez, Gargano e Arevalo –, a seleção marcava a saída de bola com cinco jogadores no campo da Holanda. Para uma seleção que evita o chutão para frente, como a holandesa, foi uma dificuldade a mais.

A primeira surpresa ocorreu logo aos 4 minutos. Robben recebeu a bola e, no lugar de fazer o de sempre, cortar para a esquerda e chutar ao gol, driblou para a direita e cruzou. A bola acabou com Sneijder, que lançou. O goleiro Muslera soltou a bola no pé de Kuyt, que desperdiçou. A segunda surpresa deu-se 14 minutos depois, quando o lateral-esquerdo Van Bronckhorst acertou um chute magnífico de fora da área, indefensável.

Pouco acionado, e bem marcado, Robben sofreu apenas uma falta no primeiro tempo (contra o Brasil, foram quatro), mas Gargano ganhou cartão amarelo pela entrada. A partida caiu muito depois que Cáceres tentou uma bicicleta na entrada da área holandesa, mas acertou violentamente o nariz do volante De Zeeuw, levando cartão amarelo. No momento em que o jogo estava mais morno e sem graça, Forlán recebeu uma bola pelo meio e arriscou um chute forte de fora da área, empatando a partida.

A Holanda voltou para o segundo tempo mais ofensiva, com o meia Van der Vaart no lugar de De Zeeuw. Mas quem quase marcou primeiro foi o Uruguai. Boulahrouz atrasou mal a bola, Cavani dividiu com o goleiro, Álvaro Pereira chutou para o gol vazio, mas Van Bronckhorst salvou. Aos 22, em ótima cobrança de falta, Forlan quase ampliou para os uruguaios.

Os holandeses definiram a partida na segunda vez em que a equipe foi ao ataque no segundo tempo, aos 25 minutos. Sneijder recebeu na entrada da área e chutou cruzado. Van Persie, em posição de impedimento, não tocou na bola, mas tirou o pé, o que pode ser interpretado como participação no lance. Três minutos depois, Kuyt cruzou na cabeça de Robben, que fez 3 a 1.

Mas o Uruguai não desistiu. Num bom chute de fora da área, Maxi Pereira diminuiu para os uruguaios aos 47 minutos. Nos dois minutos finais, a Celeste foi para cima, dando um sufoco nos holandeses. Não sem motivo, os jogadores da Holanda festejaram muito a vitória, ainda em campo, após o apito final.

Na platéia, como de hábito, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, o presidente da Fifa, Sepp Blatter, e o príncipe Willem-Alexander, da família real holandesa.

Final de Jogo: Uruguai 2 x 3 Holanda.

A Holanda disputará a final nesse domingo dia 11/07, às 15:30h com o adversário de amanhã dia 07/07, Espanha ou Alemanha, em Johannesburgo. Já o Uruguai disputará o 3º lugar com o perdedor de amanhã dia 10/07 sábado, em Port Elizabeth. Unica coisa que não pode acontecer, é a Alemanha faturar essa Copa, o que resta é torcer para a Holanda, ou amanhã para a Espanha. Senão a Alemanha campeã será Tetra, isso não pode. O Caio no FURO MC tem mais para nos contar desse dia de semifinal.

Nossa agenda de amanhã:

-às 15:30h, fechando as semifinais, jogam: Alemanha x Espanha, em Durban.

até a qualquer momento….

@philipsouza

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

4 comentários sobre “26º dia: O primeiro dia das semifinais! As laranjas trucidam os azuis.

  • Eu achei um jogão de bola…os uruguaios levaram o primeiro gol e simplesmente não desistiram…fantástico…
    Ei, sumiste do meu pequeno blog?

    Resposta
  • Oi amigo,
    estou sentindo falta de seus inteligentes comentários em meu blog,
    quanto a Copa do mundo,com certeza não importa quem ganhe,com ceteza quem ganhar mostrou o melhor futebol em campo,porque a frase,
    Quem não faz toma”só acontece com os melhores.
    Boas energias,
    Mari

    Resposta
  • Menino eu comi tanta pipoca vendo esse jogo que não conseguia respirar, sim, mas voltando.. Jogo do cão! Meninoo ninguém merece não… Aaahh!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.